Fórum da Graduação

 

 

O Fórum cursos de graduação da UFSC tem o objetivo de contribuir no intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores, graduandos e coordenação do curso, principalmente numa comunidade onde o tempo é escasso e o encontro com os colegas de curso limita-se à aula. O Fórum deve ser usado com critério, onde os participantes prestam sua contribuição.

Neste Fórum a colaboração criará uma verdadeira conexão entre os participantes, dando a cada contribuição a importância da opinião, da troca de experiências, da dúvida, do pensamento e do respeito pelas idéias.

Em um ambiente virtual a monitoração é de fundamental importância, pois amplia e exercita os limites e as capacidades para o desenvolvimento da inteligência coletiva. Esta monitoração deverá ser exercida pelos próprios participantes e pelos cursos (coordenações). As coordenações, avaliando as mensagens inúteis e que não acrescentam nada ao assunto discutido, poderão desativá-las.

Os conteúdos dos Fóruns de discussão são determinados pelos participantes que devem ser co-autores da construção do conhecimento e de seu próprio processo de aprendizagem. É importante que todos tenham um relacionamento cordial, existindo à liberdade e à responsabilidade de cada participante em fazer suas próprias interpretações.

 

 

O Fórum contempla as seguintes salas de discussão:

 

1.Fórum de discussão das disciplinas matriculadas no semestre.

As discussões e reflexões podem ser organizadas em tópicos de interesses e criados pelos participantes da turma (graduandos e professores), com validade durante o semestre letivo.

 

2.Fórum de discussão dos graduandos do curso;

Discussões de interesse do curso em que o graduando está vinculado. Os tópicos devem ser criados através da coordenação do curso específico, para isso basta argumentar com a coordenação do curso, colocando sua necessidade quanto ao tópico em questão, chegando a um consenso para sua criação.

     

3.Fórum de discussão dos prováveis formandos do semestre;

Discussões de interesse dos prováveis formandos do curso em que o graduando está vinculado. Os participantes serão incluídos automaticamente pela coordenação do curso, quando da identificação dos prováveis formandos do semestre.

 

4.Fórum de discussão dos graduandos da UFSC.

Discussões de interesse global da instituição, pelos participantes, com temas de interesse da comunidade universitária. Os tópicos devem ser solicitados através da coordenação do curso e criados pelo administrador do Fórum.

 

 


 

Considerações

 

A Universidade Federal de Santa Catarina não têm qualquer responsabilidade sobre o conteúdo postado pelos participantes do Fórum da Graduação.

Não garantimos a funcionalidade ou responsabilidade pelas conseqüências causadas pelo uso das informações e dicas sugeridas pelos participantes.

Não são permitidos propagandas de produtos, serviços e comércio (marketing, compra e venda) no Fórum.

As regras do Fórum poderão ser alteradas sem prévio aviso.

O Fórum, por questões de segurança, registra o IP do autor das mensagens postadas.



Regras: Comportamento no Fórum

O participante deve ajudar aos demais, respondendo dúvidas e solucionando problemas. Aqueles que participarem do Fórum apenas postando críticas destrutivas correrão o risco de desativação.

Não são permitidas ofensas ou difamação a qualquer membro do fórum, seja por racismo, diferenças ideológicas, preferência pessoal, etc.

Críticas e reclamações sobre o comportamento de outros participantes devem ser evitadas! Se desejar reclamar sobre o comportamento de um outro participante entre em contato com a coordenação do fórum específico.

O fórum não é lugar para discussões pessoais. As discussões que se tornarem pessoais (com ataques, ofensas ou ameaças) serão desativadas. Pelo mesmo motivo evite entrar em discussões, responder a provocações de outros participantes.

O participante deve evitar se comportar como um moderador do Fórum, devendo limitar suas respostas às dúvidas postadas.

 

 

Regras: Tópicos e Respostas

Mensagens e tópicos relacionados à pirataria e/ou que ferem as Leis ou com códigos destrutivos e/ou maliciosos, informações sigilosas e/ou pessoais e similares serão desativadas e seu autor responsabilizado. Mensagens que incitem a discriminação racial, religiosa ou partidária são EXPRESSAMENTE PROÍBIDAS.

 O título do tópico deve conter obrigatoriamente o assunto da discussão (não utilize títulos, tais como: "Socorro!!!") e não os direcione a uma única pessoa. Não poste em letras maiúsculas, além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais.

 

 

Equipe CAGR

email:cagr@npd.ufsc.br 

 


 

Procedimentos de Uso

 

 

 

Os Graduandos, Professores e Coordenações de Cursos da Graduação poderão participar do Fórum acessando-o através de suas matrículas e senhas pré-definidas no Sistema de Controle de Acadêmico da Graduação (CAGR). Ver figura 01.

 

 

Figura 01 – Tela de acesso ao CAGR e Fórum de Discussão

 

 

Após a autenticação, é disponibilizado o acesso ao Fórum de discussão em que o participante é membro.

Alunos: Fórum de discussão dos graduandos da UFSC; Fórum de discussão dos graduandos do curso; Fórum de discussão dos prováveis formandos do semestre; e Fórum de discussão das disciplinas e turmas em que está matriculado no semestre.

Professores: Fórum de discussão dos graduandos da UFSC; e Fórum de discussão das disciplinas e turmas do semestre em que o professor está alocado no CAGR. Os professores devem estar cadastrados no Sistema de Administração de Recursos Humanos (ADRH) que serão identificados pela matrícula da UFSC. 

Curso: Fórum de discussão dos graduandos da UFSC; Fórum de discussão dos graduandos do curso; Fórum de discussão dos prováveis formandos do curso no semestre; e Fórum de discussão das disciplinas e turmas oferecidas para o curso, no semestre.

A figura 02 mostra fórum de discussão, onde consta a quantidade de tópicos e o número de visitas em cada fórum.

 

 

Figura 02 – Fóruns de discussão em que o graduando é participante

 

 

 

Ao Escolher um dos fóruns será mostrada informação dos tópicos existentes, contendo: quantidade respostas postadas, total de consultas efetuadas, identificação do autor do tópico e a última mensagem registrada pelo participante responsável. Ver figura 03.

      Os membros participantes do fórum poderão ser listados através do botão ‘’ e e-mail poderá ser enviado a todos os membros através do botão ‘’, arquivos poderão ser atachados ao e-mail, o aluno poderá bloquear o envio de e-mail pelos participantes através da opção ‘configurações

Novo tópico poderá ser criado ou solicitado pelo participante através do botão ‘’, ver figura 05. A última mensagem registrada no tópico poderá ser vista clicando em: ‘’.

 

Figura 03 – Exemplo de tópicos de fórum

 

 

Ao Escolher um dos tópicos do fórum serão mostradas todas as respostas registradas pelos participantes, com informações que o identificam (botão ‘’). E-mail poderá ser enviado ao responsável pela resposta através do botão ‘’. Ver figura 04.

O botão ‘’ permite que o participante exponha suas idéias e conhecimentos, colaborando com o enriquecimento do fórum, veja figura 06.

A opção ‘Monitorar esse tópico’ habilita o envio de e-mail sempre que houver postagem no tópico assinalado.

A última mensagem poderá ser consultada acessando a página mostrada, conforme exemplo: ‘

O botão ‘’ permitirá que o participante que registrou a mensagem ou coordenador do fórum desative a mensagem. A desativação de quantidade pré-definida de mensagens postada pelo participante inviabilizará nova postagem pelo mesmo.

 

Figura 04 – Exemplo de respostas registradas pelos participantes do tópico

 

 

Quando o participante desejar criar tópicos, através do botão ‘’ em fórum de interesse coletivo, deve preencher solicitação com o titulo e texto explicativo do assunto a abordar, que será enviada por e-mail a coordenação para análise e providências. Ver figura 05.

 

Figura 05 – Exemplo de solicitação de criação de tópicos em fórum de uso geral

 

 

 

Para responder a tópicos de interesse, o participante, através do botão ‘’ deverá formular sua resposta utilizando o editor mostrado na figura 06. A resposta deverá ser concisa, não ultrapassar duas páginas e ser digitada no tempo estipulado para processamento (timeout da sessão), aconselha-se a elaborar a resposta e inclui-la no fórum quando finalizada. Inclua sites de interesse, com dicas para os visitantes, sempre que possível.

Antes de acionar o botão ‘’ utilize o botão ‘’ para visualizar se sua resposta está dentro de seu padrão exigido.

 

Figura 06 – Editor para registro de respostas no fórum, indicando ferramentas utilizadas

 

 

 

 

Pesquisas poderão ser realizadas utilizando a opção ‘busca’, preencha os itens desejados e efetue a pesquisa em tópicos ou nas salas de discussão através do botão ‘’. Ver figura 07.

 

 

Figura 07 – Exemplo de pesquisa no fórum por tópicos

 

 

 

Configurações poderão ser realizadas utilizando a opção ‘Configurações’. As atualizações do website e e-mail do participante e bloqueios de recebimentos de e-mail podem ser efetuadas através do botão ‘enviar’.

O participante do fórum pode requerer o bloqueio de recebimentos de e-mail por qualquer usuário do fórum, ou bloquear recebimentos de e-mail nas turmas em que está matriculado (exceto quando o e-mail for enviado pelo professor ou coordenação do curso).

Os tópicos selecionados através da opção ‘Monitorar esse tópico’ (como mostrado na figura 04), estarão relacionados em ‘configurações’ e poderão ser excluídos da monitoração, veja figura 08.

 

Figura 08 – Configurações: e-mail e tópicos a monitorar

 

 

Em ‘meus arquivos’ será permitido gravar arquivos de interesse do usuário até o limite indicado e disponibilizado ao público através do link relacionado, figura 09.

 

Figura 09 – Arquivos do usuário

 

 

Em ‘meu perfil’ estarão disponíveis as informações sobre as disciplinas matriculadas, e-mail, website e a foto da carteira de identificação, figura 10.

 

Figura 10 – Perfil do usuário

 

 

 

Equipe CAGR

email:cagr@npd.ufsc.br